sexta-feira, 4 de março de 2011

VAMOS NOS UNIR E LUTAR! PARADA GAY JACAREI 2011!

Tema da 2ª Parada LGBT de Jacareí é definido e denuncia que na região do Vale do Paraíba a homofobia também mata.
Em reunião aberta, realizada nessa terça-feira, 1º de março, membros da ONG REVIDA, população LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros - e apoiadores definiram, depois de muito debate, o tema e o lema da 2ª edição da Parada LGBT de Jacareí e Vale do Paraíba.

Com o objetivo de denunciar que na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, a homofobia existe e pior, que mata, os participantes definiram que o tema desse ano será “Aqui a Homofobia Também Mata” e para ajudar no debate o lema “Na Luta Contra as Violências, o Amor é o que Vale. Exigimos Direitos e Queremos Respeito!”.

“Queremos com o tema fazer uma denúncia à sociedade, que em nossas cidades, a homofobia além de maltratar e machucar, também mata”, afirma Luiz André Moresi, presidente da ONG REVIDA, organizadora do evento. A entidade também realizará, além da Parada, a 2ª Semana da Diversidade Sexual de Jacareí.

Quanto ao lema, que ajuda a reflexão da proposta, Luiz André enfatiza que é preciso que a sociedade “perceba e se sensibilize com a necessidade de se combater a maneira como conservadores e fundamentalistas se utilizam da cultura religiosa do povo para, no Congresso Nacional, barrar o avanço de legislações anti-discriminatórias, como por exemplo, a aprovação do PLC 122/2006, projeto de lei originária da Câmara dos Deputados, de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi e que prevê a criminalização da homofobia”, explica o organizador.

Ainda sobre o lema, os organizadores explicam que é necessário pensar que muitas são as violências praticadas contra a população LGBT e que em alguns casos há a duplicidade de atos violentos, como os praticados contra as mulheres que são lésbicas, contra os negros e as negras que são homossexuais, a juventude e adolescentes e principalmente contra as travestis e transexuais, alvo mais freqüente do absurdo homofóbico.

Nesse ano a Parada será realizada no dia 07 de agosto, primeiro domingo do mês, precedida da 2ª Semana da Diversidade Sexual de Jacareí, com a realização de atividades como a Miss Gay, encontro para profissionais da área de saúde, educação e assistência social, oficinas de sexo seguro e montagem de Drag Queens, além de exibição de filme e debate sobre políticas públicas para a população LGBT.

Como no ano passado, que reuniu 30 mil participantes, os organizadores irão manter shows de Drags Queens, apresentação de artistas regionais e do cenário LGBT nacional, além de DJs e dançarinos. Haverá trio elétrico e palco para as apresentações. Os organizadores devem decidir o trajeto da caminhada em outra oportunidade, junto com o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Jacareí. Informações podem ser obtidas no site http://www.revida.org/ e contatos para patrocínios através dos telefones (12) 3354-9800 e (12) 9757-0686.

Elisangela, sócia fundadora da ONG REVIDA
Kika Medina, grupo Atitude de SJC
Karina se preparando para opinar
Liliah, do CRP - Região 06 - Vale do Paraíba
Matilde Mello do Bardamá
Tela inicial de apresentação da reunião

Fotos: Maria Magda Belitardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário